domingo, 1 de abril de 2012

VÓ CREUSA

Sozinho?

Sim.

E agora?

Você e o papel digital. Você faz um papel digital.

Sim.

Onde ela está?

No meu... ela está em outra cidade.

Mas ela te rodeia não?

Sim, pensamentos, fotos na parede, mensagens. Ela e minha família. São as partes boas. Mas também tem os fantasmas.

Sozinho?

Pois é... Nem tanto pelo jeito. Eu e você, você digital.

Felicidade, tristeza... 

Sei lá... Outro dia chorei vendo o jornal. Um homem estuprou a filha de nove meses. Juro, essa foi a notícia. Preciso dizer mais alguma coisa? Quer dizer... Não imaginei que alguém seria capaz de fazer isso, entende? O tanto que o homem consegue ser sublime e poético, ele consegue ser grotesco e filho da puta.

Por que ta falando dessa merda? Que coisa bizarra.

Não sei... Foi um tapa na minha cara essa notícia...  Fiquei com medo da vida. Esqueci o quanto a vida podia ser cruel, sabe? Eu nunca vejo jornal... Não estava acostumado com essas atrocidades... E é incrível como a maioria dos jornais só passa esse lado nosso.  O que tanto atrai as pessoas? Talvez o susto nos una, nos controle... sei lá... mil questões em cima disso.

Que bosta.

Mas por outro lado....

O quê?

Uma senhora....

“Uma senhora?”

Sim. Uma senhora, no aeroporto de Recife. Falou comigo. Ela era balconista de um loja de artesanato. Fiquei louco com a loja. Muitas coisas legais. Comprei uma peça linda, um boneca de uma mulher de vestido verde, loira, tocando uma sanfona rosa, muito bonito. Quando levei o caixa a dona Creusa pegou a peça e sorriu. Creusa é uma senhora bem magrinha e enrugada, pele queimada de anos e anos de sol, ela é meio bege e cinza, usa um casaquinho leve de lã e uma touca trançada prendendo os poucos cabelos. Ela tinha o sorriso no olhar. Quando entreguei a peça a ela, parece que ficou emocionada. Parece não, ficou mesmo. O brilho no olhar virou um farol.

-       Essa peça é muito bonita. Admiro você meu neto.
-       Puxa, hehe. Obrigado.
-       É... eu admiro pessoas de bom gosto. Peça especial, eu vou embalar ela direitinho.
-       Obrigado, é linda mesmo.
-       Você é de São Paulo?
-       Sim. Estava em Caruaru,  fui fazer um show lá.
-       Caruaru? Minha terra.
-       Ah é? Que legal. Adorei lá.
-       Comeu Sarapatel meu neto?
-     Comi sim.... vó!
-       E gostou?
-       Aí já é outra história!

Ela ri alto.

-       Eu adoro Sarapatel.
-       Eu to brincando, eu gostei muito. Adorei sua cidade.

Ela sorri ainda com mais alegria no olhar, se emociona.



-       Tem que tomar cuidado. Dora, traz mais plástico bolha.  Olha que bonita que é. Na hora de levar ela no avião, cuidado, ta bom meu neto?
-       Ta bom, vou cuidar sim.
-       Tem assassinos.
-       Assassinos.
-       Sim, verdadeiros assassinos,  jogam a mala em cima e.... Ai meu Deus.
-        
Suas mãos carregavam cuidado e experiência, enrolava a boneca de papel machê como quem trocasse as fraldas de um bebê de nove meses. Linda e cuidadosa. Ela me entrega o embrulho com carinho, eu sorrio, me estico pelo balcão e dou um beijo na sua bochecha enrugada e linda.

-       Vou te contar um segredo meu neto...
-       Aé?
-       É... eu bem, eu sinto as coisas.
-       Hum...

Me aproximo do balcão. Ela se aproxima do meu ouvido.

-       Você não vai sofrer na vida.



Fui embora me sentido verdadeiramente sortudo e iluminado. 


5 comentários:

  1. Um momento para se guardar para a vida. Que bom que você o escreveu! Beijos

    Beijos

    Thu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Você ia adorar ela. Ia querer levar pra casa. ;) bju

      Excluir
  2. Que experiência linda, amor. Que bom que vc tem toda essa sensibilidade, toda essa aura linda que toca as pessoas que se aproximam de vc. Por vc ser tão bom, vc não vai sofrer na vida. Adorei o post e a vó Creusa. Anda bem de vó hein!?
    Beijo tiam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem meu amor. Nossa... foi legal mesmo. Me deu coragem. Mais coragem pra viver mais. Amo você!

      Excluir
    2. "Faz um tempo eu quis fazer uma canção pra você viver mais..."
      O mundo precisa de pessoas como você.
      Te amo!

      Excluir