quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O MÍNIMO

- Amor, o chuveiro queimou de novo. Você poderia instalar o novo, né?
- Ah nem...
- Oh amor. Eu comprei o outro chuveiro, instalei sozinha, quebrei a unha fazendo isso. Comprei o chuveiro novo. O mínimo que você poderia fazer era instalar esse que eu comprei.
- Não, o mínimo que eu poderia fazer era tomar banho. Isso eu fiz.


- Amor, lava a louça?
- Ah nem...
- Puxa vida amor. Eu cozinhei, o mínimo que você pode fazer é lavar a louça.
- Não. O mínimo é comer, foi o que eu fiz. O máximo é lavar louça.


- Amor, me ajuda a tirar as compras do carro?
- Ah nem...
- Caramba amoreco. Eu fiz as compras, o mínimo que você poderia fazer era ajudar a tirar as compras do carro.
- Não. O mínimo eu já fiz. Te dei o dinheiro para fazer as compras, o máximo seria ajudar tirar as compras do carro.


- Amor, faz uma massagem nos meus pés?
- Ah nem...
- Puta merda moreco. Eu chupei você. O mínimo que você poderia fazer era uma massagem...
- Não. O mínimo era transar com você, o que eu fiz. O máximo seria depois de transar fazer massagem.

- Você é o mínimo.
- O quê?
- Você... é o mínimo. Eu estou com o mínimo. Você só faz o mínimo, ganha salário mínimo, seu pinto é o mínimo.
- Ah nem...
- "Ah nem" digo eu! Eu fiquei com o mínimo, olha que porcaria eu sou. Deveria ter vivido a minha vida melhor, ter vivido no máximo! Aproveitado cada segundo, não como você, vive economizando tudo. Vivi fazendo só o suficiente para continuar respirando. Você não vive para ter grandes inspirações, vive apenas para respirar, faz só o mínimo. Agora que me toquei. Na igreja mesmo, quando o padre perguntou se eu aceitava ser sua esposa eu disse "Sim, aceito." E você balançou a cabeça murmurando "Uhun". Você me deu o mínimo de filhos, o mínimo de roupas, o mínimo de jantares, o mínimo de orgasmos. Que ódio! Isso faz de mim um mínino. Eu sou um mínimo na sua vida não sou? Deve ter tido outra, uma mulher mais interessante, mas eu era o mínimo que você poderia fazer. O mínimo que você pode conquistar.

Ele se levanta da cama, sai do quarto, deixando a porta aberta. Logo volta com um copo de água e um comprimido. Entrega nas mãos dela, em seguida pega seu travesseiro, alcança uma coberta no armário e se dirige ao sofá da sala.

- Ta vendo? O mínimo de novo.

UMA SEMANA DEPOIS

O homem ao entrar em casa cruza com um sujeito que está saindo, negro, simpático, tem um leve sorriso no rosto, ele carrega uma caixa de ferramentas. Eles se cumprimentam com educação.

- Quem era esse sujeito?
- Otávio. Ele veio fazer alguns serviços na casa.
- Quanto ele cobrou?
- 60 reais.
- O quê ele fez?
- Consertou o chuveiro, instalou a máquina, trocou algumas lâmpadas e ainda fez questão de me preparar um café árabe, delicioso, me ensinou a receita.
- Tudo isso, por 60 reais? Ótimo.
- Eu sei. Ele não é o máximo?
- O máximo? Você transou com ele?
- Era o mínimo que eu deveria fazer. Mas não. Mesmo ele sendo o máximo, não dei pra ele.  Não sou como você, cansei de fazer o mínimo. Sabe amor, na vida não dá pra viver nos extremos. Não faz bem buscar apenas o mínimo, a vida é maior do que o mínimo. Assim como não podemos viver atrás do máximo, não aguentaríamos muito tempo. Tem que se buscar equilíbrio nas coisas. Eu transei com o Vini. Nosso vizinho solteiro. Ele é médio.

5 comentários: